Inicio K Noticia K CRQ-MA participa de inspeção nas lagoas de rejeitos da Alumar

CRQ-MA participa de inspeção nas lagoas de rejeitos da Alumar

por | fev 13, 2019

Delegado do CRQ-MA, Peron Figueiredo, entre Dulcimar Soares e Helder Teixeira, da Alumar

O delegado do Conselho Regional de Química da 11ª Região, Peron Figueiredo, participou, no último dia 31, da comissão liderada pelo presidente da Câmara dos Vereadores de São Luís, Osmar Filho, para inspeção técnica nas lagoas de resíduos de bauxita do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar).

Além do CRQ-XI, a comitiva reuniu 21 vereadores, professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e membros da Associação Maranhense dos Engenheiros Ambientais (AMEA).

 

Apresentação institucional da Alumar à comitiva, antes da inspeção in loco nas lagoas

Apresentação institucional da Alumar à comitiva, antes da inspeção in loco nas lagoas

A Alumar é uma das maiores produtoras mundiais de alumina, composto químico formado por alumínio e oxigênio. O óxido de alumínio, por sua vez, é o principal componente da bauxita, que está no minério de alumínio. A bauxita tem ainda sílica, óxido de ferro e dióxido de titânio, mistura considerada altamente poluente para a vegetação.

 

Lagoas para onde são escoados rejeitos de bauxita da Alumar

Lagoas para onde são escoados rejeitos de bauxita da Alumar

 

“A ingestão de água contaminada com ferro e demais metais pesados acarreta em uma série de doenças e danos neurológicos, tanto em humanos quanto em animais”, explica Peron Figueiredo.

Antes de os profissionais seguirem paras as lagoas onde são escoados os rejeitos de bauxita, foram recepcionados pelo diretor da Alumar, Helder Teixeira, e pela gerente do sistema de gestão e meio ambiente, Dulcimar Soares, para apresentação institucional sobre plano de segurança de barragens e plano de emergências ambientais.

Na avaliação do delegado do CRQ-XI, a atividade foi importante porque reuniu autoridades, executivos e técnicos para uma análise detalhada. “A Alumar assegurou a não contaminação dos lençóis freáticos e vegetações, e os técnicos farão relatório detalhado com suas avaliações”, completou.

Pular para o conteúdo