Inicio K Noticia K CRQ-XI doa insumos para mil litros de álcool em gel e 2 mil frascos

CRQ-XI doa insumos para mil litros de álcool em gel e 2 mil frascos

por | ago 20, 2020

Anderson Ricardo (acadêmico), Romildo Sampaio, Cabral Lopes, Walter Gonçalves,
Harvey Villa e Ulisses Nascimento com parte do material doado pelo CRQ-XI

 

Os conselheiros do CRQ-XI José de Ribamar Cabral Lopes e José Walter Gonçalves realizaram hoje, 20, a doação oficial de insumos para produção de mil litros de álcool em gel e dois mil frascos ao projeto Ciência e Prevenção, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O material foi recebido pelos professores e coordenadores do projeto Ulisses Nascimento, Romildo Sampaio e Harvey Villa. A doação beneficiará cerca de 15 entidades filantrópicas no Maranhão, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Escola de Cegos do Maranhão, em combate à Covid-19.

A entrega foi realizada no Laboratório de tratamento de resíduos químicos da UFMA

O Ciência e Prevenção é coordenado por professores de Química, Química Industrial e Engenharia Química da UFMA com apoio dos acadêmicos. São cerca de 40 pessoas no grupo.

A parceria com o CRQ-XI foi registrada por meio de termo de doação, assinado na sede do Conselho no dia 30 de junho, conforme divulgado na rede social Instagram do projeto (abaixo).

Queremos parabenizar aos professores e alunos por esta iniciativa e dizer que o CRQ do Maranhão está muito honrado em fazer parte deste projeto”, disse Cabral Lopes. “Cumprimos nosso objetivo, mas ressaltamos que vocês podem continuar contando conosco”, completou José Gonçalves.

“Em nome de todos do projeto, nosso muito obrigado ao CRQ por este apoio. Tenham a certeza de que esta ação beneficiará a muitas pessoas necessitadas”, afirmou o professor Romildo Sampaio.

O projeto– De acordo com o professor Ulisses Nascimento, o Ciência e Prevenção nasceu no início da pandemia, de forma modesta, para produção de álcool glicerinado. “Começamos com doação do departamento de Biologia e dos próprios professores”, disse.

Segundo ele, o projeto ganhou credibilidade e passaram a receber doações significativas, como a da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que doou um sistema de purificação de Etanol, avaliado em R$ 60 mil, a fim de garantir a isenção máxima de impurezas.

O grupo já doou cerca de três mil litros de álcool em gel. Entre os beneficiados estão o Hospital Universitário (HU-UFMA), APAE, Instituto Antonio Brunno, Escola de Cegos do Maranhão, Asilo de Mendicidade, Escolas Comunitárias, comunidades quilombolas, entre outras.

Os interessados em fazerem doações, devem entrar em contato por mensagem provada ao instagram @cienciaeprevencaoufma

 

Pular para o conteúdo