Inicio K Noticia K Lançado vol. 2 da cartilha de elementos químicos

Lançado vol. 2 da cartilha de elementos químicos

por | mar 31, 2022

O Conselho Federal de Química lançou o segundo volume da cartilha que explica as propriedades, história, aplicação, utilização e curiosidades dos elementos químicos actínio, bário, cúrio, einstênio, flúor, laurêncio, neptûnio, oxigênio, seabórgio e xenônio.

O primeiro volume, divulgado em dezembro de 2021, apresentou 5 elementos químicos: hidrogênio, hélio, lítio, berílio e boro. Neste segundo volume são apresentados 10 novos elementos: actínio, bário, cúrio, einstênio, flúor, laurêncio, neptúnio, oxigênio, seabórgio e xenônio.

O objetivo é que novos volumes sejam lançados até que todos os 118 elementos químicos da Tabela Periódica sejam apresentados.

A Química está presente em tudo o que nos cerca, nos momentos mais simples do nosso cotidiano. Acreditamos em acessibilidade e que conhecer a Tabela Periódica é o ponto de partida para uma percepção aprofundada. É uma forma de perceber tudo que está ao seu redor”, afirma o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

As informações e curiosidade que constam na cartilha são úteis para o aprendizado dos alunos e também podem ser utilizadas por profissionais da química e de outras áreas, curiosos, entusiastas e pela sociedade em geral.

José de Ribamar argumenta que “a motivação para esta cartilha ser produzida como ferramenta de educação partiu da constatação do elevado interesse de alunos e professores pelo conteúdo que é divulgado pelo CFQ nas nossas redes sociais”.

Desde 2019, o CFQ publica semanalmente em suas redes sociais conteúdos acerca dos elementos químicos. Propriedades, características físico-químicas, história, fontes e aplicações práticas são sempre abordadas com uma linguagem acessível a todos.

“A valorização e a promoção da Química como vetor de desenvolvimento para o Brasil são diretrizes de atuação do CFQ. Por isso, levar informação à sociedade é um dos objetivos do Conselho”, explica o presidente. “Temos conquistado cada dia mais espaço na mídia e nas redes sociais. Esse alcance possibilita ampliar a difusão de conhecimento, entender as necessidades do público e atender suas demandas”, conclui José de Ribamar.

Clique abaixo para acessar a cartilha

CARTILHA-ELEMENTOS-VOL-2

 

Sumário 👇🏻
Volume 2: actínio; bário; cúrio; einstênio; flúor; laurêncio; neptûnio; oxigênio; seabórgio; e xenônio.

Volume 1: hidrogênio; hélio; lítio; berílio; e boro.

 

Pular para o conteúdo