Inicio K Noticia K Profissionais e acadêmicos recebem o Prêmio CRQ-XI 2021

Profissionais e acadêmicos recebem o Prêmio CRQ-XI 2021

por | nov 6, 2021

Na noite de ontem, 6, foi divulgada a relação dos vencedores do Prêmio CRQ-XI Marie Curie, realizado pelo Conselho Regional de Química do Maranhão.  A cerimônia ocorreu de forma online, com a participação do presidente do CRQ-XI José de Ribamar Cabral e a vice-presidente Zélia Soares, mediado pelo conselheiro Rogério Teles. Onze prêmios foram anunciados, nas categorias Jovem Cientista, Dissertação ou Tese e Profissional da Química.

Esta é a terceira edição do Prêmio CRQ-XI, iniciado em 2019 e que continuou nos dois anos subsequentes. “Só temos a agradecer pelo esforço da organização e dos pesquisadores que continuaram com a proposta do Prêmio mesmo na pandemia”, ressaltou o presidente Cabral. “O CRQ-XI  sempre fará o possível pelos profissionais da Química”, emendou. “Também quero agradecer a todos pela consideração e dizer que todos são vencedores. Só pelo fato de trabalharem com pesquisa já merecem os nossos parabéns. O CRQ-XI está à disposição de todos vocês”, disse Zélia Soares.

Antes de revelar os vencedores, Rogério Teles fez uma breve apresentação sobre a cientista polonesa Marie Curie, vencedora de dois Prêmios Nobel (1903 e1911) pela descoberta da Radioatividade. Marie tem um grande histórico como cientista, mulher, mãe. Até hoje Marie representa a Química, pois nunca desistiu da ciência”, destacou o professor Teles.

Para a premiação deste ano, foram destinados R$ 19 mil, distribuídos em quatro categorias. Os cinco primeiros colocados receberão certificado, e os três primeiros o valor em dinheiro. Não houve inscrito para a categoria Pesquisador aspirante, e o grande vencedor da noite foi o professor Victor Elias Mouchrek Filho, orientador em cinco projetos premiados. “A Química é minha paixão. Temos que prestigiar este Prêmio que já entrou para o nosso calendário de eventos mais aguardados, disse o professor Victor Elias. Também receberam o prêmio como orientadores as professoras  Kiany Cavalcante, Clenilma Brandão e Adenilde Mouchrek.

Os premiados agradeceram ao Conselho e se emocionaram ao lembrar das pessoas que os apoiaram na pesquisa. “O profissional que sou hoje eu devo aos meus professores. Quero agradecer, em especial, ao meu orientador, professor Victor Elias e ao Conselho”, disse o primeiro lugar na categoria Jovem Cientista, Charbel Nagib Mouchrek. Na mesma categoria, Mirla Ferreira, terceiro lugar, também reconheceu o trabalho de sua orientadora. Este momento é muito emocionante para mim. Não estou conseguindo nem falar”, disse ela . “Gostaria de agradecer à professora Kyany Cavalcante e todo o grupo do Instituto Federal do Maranhão”, finalizou.

A gratidão foi a tônica da cerimônia. Todos agradeceram por esta oportunidade que o CRQ-XI oferece para a valorização da pesquisa e divulgação dos trabalhos. “Fazer pesquisa neste país não é fácil. Este prêmio nos permite acreditar e continuar”, disse Paulo Diniz, segundo lugar na categoria Dissertação ou Tese . “Agradeço aos meus pais, aos orientadores, ao Conselho e a todos os que estiveram ao meu lado”, disse.

Professora Kiany Cavalcante

Houve momento de humildade também, como na fala do professor Rayone de Oliveira, segundo lugar na categoria Profissional da Química cujo vencedor foi o professor Victor Elias. “Concorrer com o professor Victor não é concorrer, pois com ele eu adquiri conhecimento e só tenho a agradecer”.  “O que vejo aqui é uma família de químicos do Maranhão”, disse a professora Kiany Cavalcante, orientadora de dois projetos vencedores. “Este prêmio desperta a motivação para a pesquisa no nosso Estado, então é muito mais que um prêmio”, concluiu a professora.

Professor Victor Mouchrek

No encerramento, o secretário do CRQ-XI, José de Sá, informou que na próxima semana serão enviados, via e-mail, os certificados aos cinco primeiros projetos vencedores de cada categoria.

Pular para o conteúdo