Inicio K Noticia K Uso do álcool gel: todo cuidado é pouco

Uso do álcool gel: todo cuidado é pouco

por | abr 21, 2020

Fonte: Portal CFQ

Desde que a pandemia do novo coronavírus foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março, o Conselho Federal de Química (CFQ) reforçou sua missão de informar a sociedade na forma correta e eficiente de fazer a desinfecção química contra o coronavírus. O álcool gel sempre foi citado como método eficaz de higienização, mas é preciso ter cuidados com a substância, que é inflamável e pode causar acidentes.

O gerente de fiscalização do Conselho Regional de Química da 4º região (CRQ IV), o engenheiro químico Wagner Contrera, que é conselheiro federal suplente e que ano passado fez uma palestra no CRQ-XI, em São Luís, reforça que, em casa, água e sabão são suficientes para combater o vírus.

Ele explica que o álcool, em qualquer concentração, é uma substância inflamável e exige cuidados. O álcool gel não é diferente e, por isso, deve ser mantido longe de superfícies que gerem chamas, como fogões e chapas, e de crianças.

Contrera diz que até mesmo acender um cigarro após o uso de álcool gel pode ser perigoso. “Muitas pessoas cometem excessos neste momento por medo da Covid-19. Elas acabam usando álcool gel em grande quantidade e a todo momento. Aí esquecem e vão acender um cigarro ou mesmo o fogão, para preparar as refeições. É um verdadeiro perigo”, disse. Confira oque ele disse no vídeo.

Pular para o conteúdo