QUEM SOMOS

Quem somos!

Somos uma autarquia federal especial cuja missão é fiscalizar de forma preventiva e corretiva os profissionais da química abrangidos pela legislação pertinente ao Sistema CFQ/CRQs, aperfeiçoar o exercício e a atividade das profissões na área da química, nas diferentes sub-áreas componentes do sistema CFQ/CRQ´s, no âmbito do Estado do Maranhão, abrangendo as titulações profissionais e registro de empresas. Exerce, também, a função de Tribunal de Ética da profissão. Atua em consonância com o CFQ, promovendo a verificação, a fiscalização e o aperfeiçoamento dos profissionais e atividades que abrange, em defesa da sociedade, do consumidor e do meio ambiente contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

GOVERNANÇA E GESTÃO

A estrutura de governança do CRQ-XI é composta pelo plenário, presidência, vice-presidência, diretoria e os órgãos de apoio.

As reuniões plenárias ordinárias são realizadas uma vez ao mês para deliberações, relatos e julgamentos de processos, concessão de registros, cancelamentos, estudos, discussões e/ou resoluções de questões relacionadas a empresas e profissionais da área da química.
O presidente é eleito pelo plenário do CRQ-XI, com mandato de três anos e, anualmente, são realizadas as assembleias, compostas por delegados eleitores, indicados por instituições de ensino, sindicatos e associações da classe para eleger conselheiros.
A estrutura de governança do CRQ-XI tem como princípio o tratamento dos assuntos de forma colegiada, e as tomadas de decisão são realizadas de forma transparente e coletiva.
A comissão de tomada de contas tem como responsabilidade examinar e emitir pareceres sobre as prestações de contas, os balancetes mensais da contabilidade, o orçamento e, ainda, requisitar ao presidente todos os elementos necessários para a completa e perfeita execução de suas atribuições. É constituída com o mínimo de 03 (três) membros, Todas as comissões tem seus membros indicados pelo presidente e submetidos a aprovação do plenário, com duração de mandato definida na mesma ocasião. A diretoria é um órgão auxiliar da presidência para a administração do conselho. Esta é Presidida pelo presidente do CRQ e é constituída por conselheiros efetivos no exercício das seguintes funções: vice-presidente, 1º e 2º tesoureiro e 1º e 2º secretário.

Parte da estrutura de Governança, a gerência geral reporta-se ao Presidente e à Diretoria e coordena a equipe do CRQ-XI no cotidiano de suas atividades. A ética, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa são os princípios que norteiam as práticas de governança.

Funções de Governança:

Definir o direcionamento estratégico
Supervisionar a gestão
Envolver as partes interessadas
Gerenciar riscos estratégicos
Gerenciar conflitos internos
Auditar e avaliar o sistema de gestão e controle
Promover a accountability (Prestação de contas e responsabilidade) e a transparência
Acompanhar e supervisionar as atividades finalísticas (registro, orientação, fiscalização e julgamento).

Funções de Gestão:

Implementar programas
Garantir a conformidade com as regulações pertinentes
Revisar e reportar o progresso de ações
Garantir a eficiência operacional
Manter a comunicação com as partes interessadas
Avaliar o desempenho e aprender

 Cadeia de Valor do CRQ XI:

 

 

 

Pular para o conteúdo