QUEM SOMOS

Quem somos!

Somos uma autarquia federal especial cuja missão é fiscalizar de forma preventiva e corretiva os profissionais da química abrangidos pela legislação pertinente ao Sistema CFQ/CRQs, aperfeiçoar o exercício e a atividade das profissões na área da química, nas diferentes sub-áreas componentes do sistema CFQ/CRQ´s, no âmbito do Estado do Maranhão, abrangendo as titulações profissionais e registro de empresas. Exerce, também, a função de Tribunal de Ética da profissão. Atua em consonância com o CFQ, promovendo a verificação, a fiscalização e o aperfeiçoamento dos profissionais e atividades que abrange, em defesa da sociedade, do consumidor e do meio ambiente contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

GOVERNANÇA E GESTÃO

A estrutura de Governança do CRQ-XI é composta pela Plenária, Presidência, Vice-presidência, Diretoria e os órgãos de apoio.

As reuniões plenárias ordinárias são realizadas uma vez ao mês para deliberações, relatos e julgamentos de processos, concessão de registros, cancelamentos, estudos, discussões e/ou resoluções de questões relacionadas a empresas e profissionais da área da Química. O Presidente é eleito pelo Plenário do CRQ-XI, com mandato de três anos e, anualmente, são realizadas as assembleias, compostas por Delegados Eleitores, indicados por Instituições de Ensino, Sindicatos e Associações da Classe para eleger Conselheiros. A estrutura de governança do CRQ-XI tem como princípio o tratamento dos assuntos de forma colegiada, e as tomadas de decisão são realizadas de forma transparente e coletiva. A comissão de tomada de contas tem como responsabilidade examinar e emitir pareceres sobre as prestações de contas, os balancetes mensais da contabilidade, o orçamento e, ainda, requisitar ao Presidente todos os elementos necessários para a completa e perfeita execução de suas atribuições. É constituída com o mínimo de 03 (três) membros, escolhidos pelo Presidente, inclusive seu Coordenador. A Comissão de Eventos, tem seus membros indicados pelo Presidente e submetidos a aprovação do Plenário, com duração de mandato definida na mesma ocasião. A Diretoria é um órgão auxiliar da Presidência para a administração do Conselho. Presidida pelo Presidente do CRQ, é constituída por Conselheiros efetivos no exercício das seguintes funções: Vice-presidente, 1º e 2º Tesoureiro e 1º e 2º Secretário.

Parte da estrutura de Governança, a gerência geral reporta-se ao Presidente e à Diretoria e coordena a equipe do CRQ-XI no cotidiano de suas atividades. A ética, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa são os princípios que norteiam as práticas de governança.

Nossos valores:

Cadeia de Valor do CRQ XI:

Skip to content