Inicio K REGISTR0 DE PROFISSIONAL

REGISTRO PROFISSIONAL

DEFINITIVO

Concedido ao profissional portador de Diploma devidamente registrado no MEC e curso cadastrado no sistema CFQ com atribuições definidas conforme RN nº 36/74-CFQ.
 

PROVISÓRIO

Concedido ao recém-formado que aguarda a emissão do diploma ou cujo curso ainda não tenha atribuições definidas pelo Conselho Federal de Química-CFQ, para que possa exercer sua profissão enquanto aguarda o diploma ser registrado nos Órgãos da Educação. Este é válido pelo período de 06 (seis) meses podendo ser prorrogado por igual período.

Passo a Passo

1. Após Login, inicie seu protocolo com o direcionamento a “profissionais”, assunto “Registro Profissional;
2. Anexe os documentos em PDF:

.Formulário001-CRQ-XI–Requerimento de Profissional preenchido e assinado
Diploma ou atestado/certificado de conclusão do curso(Recente caso não possua o Diploma);
Histórico do curso;
RG;
CPF;
CTPS;
Certificado de reservista e
Comprovante de residência.

3. O CRQ fará a análise de seu requerimento e lhe enviará o boleto com as taxas correspondentes em resposta a esse protocolo;
4. Após o pagamento das taxas o CRQ XI agendará a data para apresentação dos documentos originais para autenticação, realizar a biometria e entregar sua carteira de químico.

Fique atento

O prazo para emissão da carteira na sede (São Luis) é de até 05 dias úteis após pagamento das taxas.

O prazo para emissão da carteira na delegacia de Imperatriz-MA é de até 30 dias após o pagamento das taxas e realização da biometria.

Taxas

Profissionais de nível médio R$ Profissionais de nível superior R$
Inscrição 59,37 Inscrição 59,37
Carteira 59,37 Carteira 59,37
Anuidade 297,98 Anuidade 604,91
Profissional maior de 65 Anos 238,38 Profissional maior de 65 Anos 483,93

 

Por que devo me registrar?

Quando se diz que um químico tem registro profissional, na verdade queremos dizer que ele tem mais que a capacidade de reconhecer e manipular elementos químicos. O registro no CRQ é a garantia de que o profissional adquiriu conhecimentos em uma instituição devidamente reconhecida, com professores capacitados e que além de saberes técnicos possui também deveres éticos, está apto e legalmente habilitado a exercer plenamente a profissão.

Qual a função do CRQ?

Zelar pelo exercício da Química no Brasil, estabelecendo padrões de atuação para empresas e profissionais, fortalecendo e difundindo as boas práticas, além de regular a atuação laboral nos campos científicos correlatos à Química.

Pular para o conteúdo