Inicio K Noticia K Bacharelado em Química Industrial da UFMA alcança nota máxima em avaliação do MEC e INEP

Bacharelado em Química Industrial da UFMA alcança nota máxima em avaliação do MEC e INEP

por | jun 18, 2023

Para celebrar o dia do químico com notícia positiva, informamos que o curso de Bacharelado em Química Industrial da UFMA alcançou a nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), na última sexta-feira, (16). Essa avaliação periódica é conduzida por uma comissão do MEC, que visitou as instalações da universidade, resultando na concessão da nota máxima, 5, para o curso.

“O conceito alcançado, com o apoio da direção da instituição e dos funcionários, é um reflexo do trabalho realizado por um corpo docente altamente experiente e de estudantes que se identificam e apreciam muito o curso”, destacaram o coordenador do curso, Prof. Dr. Leonardo, e o chefe do departamento, Dr. Meubles.

Essa avaliação faz parte do processo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo garantir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior, melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta e promover a responsabilidade social das instituições, respeitando sua identidade institucional e autonomia.

A comissão do MEC analisou a organização didático-pedagógica, incluindo o corpo docente, discente e técnico-administrativo, além das instalações físicas, estrutura curricular, capacitação, regime de trabalho, titulação e experiência dos professores, bem como a infraestrutura da instituição, com destaque para os laboratórios didáticos, biblioteca, gabinetes da coordenação e dos professores dedicados, e salas de aula.

“Nessa avaliação, é seguido um protocolo baseado no instrumento de avaliação de cursos superiores do MEC. Esse instrumento avalia o curso em três dimensões distintas. Cada item em cada dimensão recebe uma pontuação, variando de 1 (insatisfatório) a 5 (excelente). O curso obteve a pontuação máxima na maioria dos itens, o que o coloca em uma posição de excelência no ensino”, acrescentaram.

Parabenizamos a todos os envolvidos pela conquista da nota máxima!

Skip to content