Inicio K Noticia K No Dia do Químico, CRQ-11 participa de doação de sabonete líquido

No Dia do Químico, CRQ-11 participa de doação de sabonete líquido

por | jun 18, 2021

Doação na casa Fraternidade, o Caminho

Acadêmicos do curso de Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que fazem parte do Grupo “Ciência e prevenção”, comemoraram o Dia do Químico hoje, 18, doando 100 litros de sabonete líquido, produzidos no laboratório de Química com insumos doados pelo Conselho Regional de Química do Maranhão (CRQ-11). As doações foram para entidades que atuam com atividades voluntárias: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Escola de Cegos, Comunidade Fraternidade, o Caminho e Instituto Antonio Brunno.

A primeira a receber foi a comunidade Fraternidade, o Caminho, que há dez anos acolhe pessoas em situação de rua de São Luís, os “filhos prediletos”, como frei Aguinelo prefere chamá-los. Segundo o frei, toda semana eles atendem a cerca de 300 “filhos prediletos” da região central da cidade com alimentação e a boa palavra.

Para os dependentes químicos, há a opção de hospedagem na Chácara São Miguel, em São José de Ribamar, onde permanecem por nove meses para o processo de desintoxicação. Antes, ficam por 15 na casa Fraternidade, o Caminho para emissão de documentos e atendimento médico. “Por trás de cada homem, cada mulher, há uma história de vida. E é só isso que vemos em cada um, cada uma”, disse o frei Aguinelo.

Hoje, existem cerca de 20 moradores na chácara, mantida por doações, assim como na casa Fraternidade. No total, são 50 pessoas que dependem da solidariedade para sobreviver. “Por isso, uma atitude como a destes acadêmicos, tão jovens, nos sensibiliza. É um ato de misericórdia, pois misericórdia é colocar-se no lugar do outro, olhar para o outro. É mais que empatia. Tenham a certeza que o que vocês estão fazendo hoje será lembrado por muitos e muitos anos”, disse o frei ao receber o material das mãos dos universitários.

O grupo é coordenado pela aluna de Química/ Bacharelado da UFMA, Rebecca Araújo, que explicou que a ideia nasceu com a pandemia da Covid-19. “Queríamos fazer alguma coisa para ajudar, e nem sabíamos que professores e técnicos estavam com a mesma intenção. E aí deu certo, pois todos uniram esforços para o mesmo objetivo”, explicou.

O técnico em Laboratório, químico Elton Ramos, acompanhou os alunos nas doações e agradeceu ao CRQ-11 pelos insumos. “Precisamos ressaltar a importância do Conselho de Química, pois sem os insumos não teríamos produzido o material”. Ano passado, a doação foi de álcool em gel, com participação também do CRQ-11.

Pular para o conteúdo