Nesta quarta,18, foram anunciados os vencedores do Prêmio CRQ- 11, edição 2020.  O evento, online, contou com a participação da presidente interina do Conselho, Zélia Soares, e demais conselheiros, e premiou os três primeiros colocados na categoria Pesquisador Jovem: Nilton Mafra (1º), Ana Beatriz dos Santos (2º) e  Charbel Mouchrek (3º). O professor Victor Mouchrek Filho, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi premiado na categoria Profissional de Química.

Este é o segundo ano do Prêmio CRQ-11. Devido às restrições provocadas pela pandemia do coronavírus, o Conselho adiou para outubro a data final das inscrições, anunciada antes da pandemia para abril.

A iniciativa do CRQ-11 de não suspender o prêmio, bem como a persistência dos alunos foram reconhecidas no evento pelo professor da UFMA, Victor Mouchrek Filho, orientador dos três trabalhos vencedores. 

“Este prêmio estimula a pesquisa da Química no Maranhão. Acredito que ele se perpetuará dentro do cenário do Estado. Que seja um prêmio pelo qual as pessoas esperem todos os anos, pois mesmo neste período de pandemia, em que muitos eventos foram suspensos, o CRQ-11 conseguiu concluir a segunda edição. Gostaria de agradecer aos alunos pela participação de desenvolver antes e durante a pandemia”, disse o professor doutor, que há 20 anos desenvolve e orienta pesquisas na área de óleos essenciais.

Nilton Mafra foi o vencedor do primeiro lugar com o trabalho “Secagem das folhas de Bixa orellana (urucum) e a influência da temperatura nas propriedades físico-química e biológicas do seu óleo essencial”. “Quero agradecer a todos pela oportunidade, em especial ao meu orientador”, disse ele.

O segundo lugar foi para o projeto Atividade Larvcida e Toxicidade dos óleos essenciais de Cinnamomum zeylanicumVBLUME e Plectranthus amboinicus (LOUR) SPRENG frente a larvas Aedes Aegypti , de autoria de Ana Beatriz dos Santos. “Obrigada a todos pela segunda colocação. Ano que vem estaremos aqui de novo”, anunciou ela.

Charbel Mouchrek recebeu o terceiro prêmio, por seu trabalho intitulado Atividade antifúngica do óleo essencial da P.dioica Lindl frente aos fungos fitopatogênicos do tomate e maracujá e disse: “Agradeço a todos por este prêmio”.

A presidente do Conselho, Zélia Soares, parabenizou o professor Victor Mouchrek Filho e seus alunos pela conquista e ressaltou: “Espero que o Prêmio CRQ-11 seja incentivo aos pesquisadores das universidades. Temos condições de elevar o interesse de novos jovens pela profissão do químico, surgindo novos pesquisadores”.

Após parabenizar a todos, a conselheira, professor doutora Djavania da Luz fez sua mensagem de incentivo aos que se inscreveram e não foram premiados: “Pesquisa é assim mesmo. Não desanimem, pois persistência é o lema dos químicos. Todos estão de parabéns!”. 

LISTA DO S VENCEDORES:  https://www.crq11.org/wp-content/uploads/2020/11/VENCEDORESDOPREMIOCRQ-11.pdf

VENCEDORES-DO-PRÊMIO-CRQ-11

 

Pular para o conteúdo